Revolução Científica e as Formas de Conhecimento

Entre o Senso Comum e a Ciência Moderna

Meta Descrição: Descubra como a Revolução Científica transformou o conhecimento humano, a relação entre saber popular e científico, e como diferentes ciências estudam a realidade social.


Introdução: A Transformação do Conhecimento Humano

A Revolução Científica estabeleceu as bases para a ciência moderna, promovendo a observação, experimentação e formulação de teorias baseadas em evidências empíricas. Isso levou ao desenvolvimento das disciplinas científicas e ao avanço do conhecimento em uma ampla gama de áreas, como:

  • Química e Física
  • Astronomia e Biologia
  • Medicina e outras ciências

Mas como esse processo transformou nossa forma de compreender o mundo? E qual é a relação entre o conhecimento científico e o saber popular?

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A Mutabilidade do Conhecimento Científico

Ciência Como Processo Dinâmico

O estudo das ciências humanas e seus procedimentos variam conforme:

  • O objeto de análise da ciência
  • As transformações tecnológicas
  • Os métodos existentes em cada época

Logo, o conhecimento científico é mutável – foi mudando conforme as sociedades foram se sofisticando, e as próprias técnicas e tecnologias puderam ajudar no aprimoramento do conhecimento de certas áreas.

O Capitalismo e as Transformações no Conhecimento

Entendemos que o capitalismo revolucionou diversas dimensões da vida social:

  1. Formas de acesso à terra – Passou a ser privada
  2. Formas de trabalho – Surgimento do trabalho assalariado
  3. Formas de produção – Mediação crescente das técnicas e tecnologias, formando os sistemas técnicos

A sociedade passou por inúmeras mudanças a partir do capitalismo, que chegou primeiro às cidades, com a industrialização, e depois se tornou o modo de produção universal no campo e na cidade, alterando profundamente:

  • As relações sociais
  • As formas de trabalho
  • O processo de urbanização
  • A globalização
  • As formas de organização social e política

Senso Comum vs. Conhecimento Científico: Uma Relação Complexa

O Valor do Senso Comum

Vale ressaltar que as ciências sociais conseguem trazer evidências sobre como podemos entender a realidade em que vivemos. Reconhecendo que o senso comum é um saber qualitativamente diferenciado do saber científico e acadêmico, devemos nos colocar na disposição de reconhecer os méritos do senso comum, que muito tem acrescentado à construção de novos saberes para a vida humana em sociedade.

Importante: Não se trata de negar no cotidiano o bom senso ou o conhecimento popular, pois dele depende a vida de milhões de pessoas sobre a Terra – desde aqueles que não tiveram e continuam não tendo acesso à escola de qualidade e à convivência social mínima, até aqueles que se julgam “portadores de verdades absolutas”.

Conhecimento Popular e Ciência: Pontes Possíveis

Não precisamos desconsiderar o conhecimento popular ou defini-lo como menos importante. Há casos em que tais saberes são transformados em conhecimento científico mediante pesquisas em laboratório e confirmados pela ciência, muito depois de já serem conhecidos pelo saber popular.

Exemplo prático: Quantas vezes nos disseram que deveríamos tomar um chá de certa planta que faria bem para um determinado problema? Isso é conhecimento cumulativo, passado por várias gerações pela experiência, pela vivência empírica.

O Poder da Empiria

A empiria – experiência obtida pela vivência prática do cotidiano – ajuda-nos a ter exemplos que, embora não sejam conduzidos pelo pensamento e normas científicas, podem conduzir-nos à:

  • Razão
  • Bom senso
  • Verdade prática

O Conhecimento Científico: Características e Métodos

Formalidade e Rigor

O conhecimento científico é mais cheio de formalidades, normas, regras, procedimentos e maneiras de explicar as coisas, os objetos, os fatos e os fenômenos, buscando a verdade científica mediante:

  • Provas empíricas
  • Teorias fundamentadas
  • Hipóteses testáveis

Trata-se de um produto da atividade humana que, ao refletir, questionar e pensar sobre a existência das coisas, elaborou formas de explicação que foram sendo incorporadas por parte da sociedade, sobretudo mediante o processo de educação formal.

O Advento da Ciência Moderna (Séculos XVIII-XIX)

Com o advento da Ciência Moderna, principalmente a partir dos séculos XVIII-XIX, houve avanços significativos no conhecimento científico, impulsionados pelos processos de colonização e neocolonialismo que os europeus empreenderam pelo mundo.

Esse movimento trouxe à tona:

  • Lugares desconhecidos
  • Culturas diversas
  • Características naturais diferentes das conhecidas pelos europeus

A Ruptura Com as Explicações Religiosas

Esse conhecimento empírico abriu possibilidades de se buscar explicações para tais diferenças na natureza e no mundo. O período moderno, situado após a Idade Média na Europa, fez com que as explicações saíssem do senso comum e do cunho das explicações religiosas que permearam a Europa Ocidental.

Transformação paradigmática: Se antes, em grande medida, um Deus único era o responsável pelo que ocorria no mundo e na natureza, agora havia a busca por outras explicações baseadas na razão e na observação empírica.

O Método Científico: A Essência da Ciência

O Que Diferencia o Conhecimento Científico?

O que diferencia essa forma de conhecimento é o método – o caminho escolhido para explicar a “verdade”. Os procedimentos metodológicos precisam ser perseguidos, com regras de conduta para que o investigador, o pesquisador ou o cientista possa comprovar a veracidade de suas afirmações.

A Importância da Tecnologia

O que seria, por exemplo, da Astronomia e da Física sem o incremento das novas tecnologias? Ou mesmo da engenharia genética?

Mas se a Ciência Moderna se difundiu da Europa para o mundo, tornando-se universal, é fato que até hoje nem todos têm acesso ou explicam a realidade dos homens, da natureza e dos fatos somente pelo viés científico.

Elementos do Conhecimento Científico

A busca pela prova, mediante um método, está no cerne do conhecimento científico:

  1. Conjunto de pressupostos teóricos
  2. Criação de leis gerais
  3. Hipóteses que precisam ser comprovadas
  4. Coleta de dados sistemática
  5. Observação e descrição dos fatos
  6. Experiência controlada

Esses elementos foram muito comuns nos séculos XVIII e XIX e ajudaram a consolidar o discurso científico.

Ciência: Avanços e Dilemas Éticos

Conquistas Fundamentais

É preciso considerar a importância que o conhecimento científico teve e tem para a humanidade. Por exemplo, a criação das vacinas – sem elas, jamais teríamos evoluído até aqui como sociedade, pois através delas evitamos muitas pandemias, inclusive aquelas que assolaram a Idade Média por muito tempo, como a Peste Negra.

Os Limites Éticos da Ciência

Fazendo ressalvas importantes: nem sempre os propósitos da investigação científica foram para beneficiar a humanidade em geral. Infelizmente, temos exemplos como:

  • A criação das bombas atômicas
  • A destruição de Hiroshima e Nagasaki durante a II Guerra Mundial

Essa tragédia motivou a criação da Organização das Nações Unidas (ONU) e uma declaração que até hoje é válida:

“Todo ser humano tem direitos inalienáveis à vida, independente da origem, credo, raça, gênero ou condição social.”

Reflexão Contemporânea

É muito triste sabermos que hoje muitos países não estão respeitando essas regras básicas de direitos humanos. Desse modo, o conhecimento científico foi um avanço durante toda a história da humanidade, mas as outras formas de produção de conhecimento também contribuíram muito para esse avanço.

A Pluralidade das Ciências

Método e Procedimentos

O método é imprescindível para a ciência. Trata-se da concepção teórica, da visão de mundo que conduz o pensamento do pesquisador. A partir dele, buscam-se procedimentos metodológicos compatíveis, como:

  • Experiência controlada
  • Entrevistas
  • Observação sistemática
  • Raciocínio lógico
  • Comparação
  • Análise estatística

Ciência Universal e Formal

A Ciência Moderna, que foi difundida pela Europa para praticamente todo o mundo, tornou-se uma Ciência universal. Tal Ciência é formal, e esse formalismo é exigido dentro do conhecimento científico por meio da elaboração de regras, métodos, procedimentos, hipóteses e teorias.

Diferentes Ciências, Diferentes Objetos

Cada Ciência possui:

  • Uma forma de compreender a realidade
  • Um objeto de estudo específico
  • Metodologias próprias

⚠️ Atenção: Nunca se deve confundir a própria realidade com o modo de tentar entendê-la.

O Ser Humano Como Objeto Multidisciplinar

O ser humano, por exemplo, é alvo de interesse de inúmeras ciências:

CiênciaFoco de Estudo
Antropologia CulturalCultura e sociedade
SociologiaRelações sociais
PsicologiaComportamento e mente
EcologiaRelação com ambiente
GeografiaEspaço e território

Todas estas têm objetos de estudos diferentes e podem também ter diferentes metodologias.

Reflexão Final: Conhecimento e Transformação Social

Partindo desses conhecimentos, podemos entender um pouco melhor da história da formação do ser social (homem em sociedade) e suas relações com o mundo.

Questões Para Autorreflexão

Refletir sobre a realidade em que vivemos e nos questionar sobre nossa relação com o mundo no passado e na contemporaneidade:

  • “Como a sociedade, família, trabalho e vida acadêmica me influenciam?”
  • “Como me relaciono com eles?”
  • “Como funcionamos como sociedade?”
  • “Onde queremos ir, onde chegar?”
  • “Quem queremos ser?”

São muitas variáveis, mas podemos, sim, através desses questionamentos, traçar metas que possam nos ajudar a direcionar nossa busca por um propósito e que nos tragam realizações profundas.

O Conhecimento Como Ferramenta de Transformação

Compreender as diferentes formas de conhecimento – do senso comum ao científico – nos permite:

  1. Valorizar a diversidade de saberes
  2. Questionar verdades absolutas
  3. Construir pontes entre diferentes conhecimentos
  4. Refletir criticamente sobre nossa realidade
  5. Agir conscientemente para transformar o mundo

O conhecimento, seja popular ou científico, é sempre uma construção humana coletiva. E é através dele que podemos imaginar e construir futuros melhores para toda a humanidade.


Glossário Científico

Revolução Científica: Período histórico de transformação profunda nos métodos e concepções do conhecimento, baseado na observação empírica e experimentação.

Empiria: Conhecimento obtido através da experiência prática e da observação direta da realidade.

Senso Comum: Conjunto de conhecimentos culturais populares elaborados ao longo da história para explicar o mundo.

Método Científico: Conjunto de regras e procedimentos sistemáticos para investigar fenômenos e construir conhecimento válido.

Conhecimento Científico: Saber produzido mediante métodos rigorosos, provas empíricas e teorias testáveis.

Objeto de Estudo: Aspecto específico da realidade que cada ciência se propõe a investigar e compreender.


Para Aprofundar Seus Estudos

📚 Leituras Recomendadas:

  • “A Estrutura das Revoluções Científicas” – Thomas Kuhn
  • “Discurso do Método” – René Descartes
  • “A Ciência e o Mundo Moderno” – Alfred North Whitehead

🌐 Recursos Online:

  • Brasil Escola – Seção sobre Revolução Científica
  • Scielo – Artigos científicos em português
  • Khan Academy – Cursos sobre método científico

🎓 Temas Relacionados Para Explorar:

  • História da filosofia da ciência
  • Epistemologia e teoria do conhecimento
  • Ética na pesquisa científica
  • Sociologia do conhecimento

Navegue Pela Série Completa

Este post faz parte de uma série sobre história do trabalho e transformações sociais:

  1. O Trabalho Como Categoria Central – Fundamentos teóricos
  2. O Trabalho e as Transformações Sociais – Das comunidades primitivas ao excedente
  3. Do Escravismo ao Capitalismo – A evolução dos modos de produção
  4. Capitalismo e Lutas Sociais – Revolução Industrial e movimentos operários
  5. Revolução Científica e Conhecimento – Este post

Explore toda a série para uma compreensão abrangente da evolução humana, social e do conhecimento!


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Categorias: História da Ciência, Epistemologia, Filosofia, Ciências Sociais, Educação

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